Original nem sempre é o melhor

Por duas vezes fizemos turismo gastronômico. A terminologia pode até não estar sendo usado com rigor, mas me refiro a duas viagens que fizemos exclusivamente para apreciar os sabores de terras distantes.

A primeira foi uma viagem a "nossa terra" além mar. A viagem começou bem antes de levantarmos voo. Foi quando lemos numa revista uma matéria, com fotos maravilhosas, sobre um queijo de cabra que é produzido na Serra da Estrela, em Portugal. Um queijo saboroso, com uma casca endurecida que protege o seu cremoso recheio. A viagem foi muito bacana e se já não bastasse a paisagem, o queijo realmente é muito bom.

A segunda foi surpreendente. Aproveitamos que estávamos nas terras de meus ancestrais e fomos a Bolonha para experimentar o espaguete ao ragu. Mundialmente famoso, o molho perdeu seu nome original à medida que foi se difundindo ao redor do globo sendo reconhecido pelo o nome da cidade. O espaguete estava bom, muito bom, mas não foi o que eu esperava. Não tinha nada de especial, nada que justificasse uma mudança de 100km na rota da viagem. Isso me deixou um pouco frustrado e feliz ao mesmo tempo. Frustrado por não ter encontrado um sabor novo, diferente. E feliz justamente pelo mesmo motivo. O sabor era muito similar ao molho do restaurante Piacenza, que fica bem perto de casa em BH.


Nenhum comentário: