Novos Tempos

Quando ainda estudava, o mundo era dividido em três: o primeiro, o segundo e o terceiro. Basicamente, eram grupos formados por países que se deram bem no capitalismo, os que não queriam nem saber dele e os que não se deram tão bem.

Já se passaram muitas luas e essa divisão já não faz o menor sentido. Mas é irônico constatar que o segundo país de maior expressão do segundo mundo, aquele que não queria saber do capitalismo, hoje é sua grande estrela. E, o mais irônico, continua sendo governado por comunistas.

A mudança cultural foi tão grande que pode ser percebida em pequenos detalhes. Enquanto em vários países capitalistas por essência o termo mais pesquisado no Google no ano passado foi "sexo", na China, dos quatro primeiros termos mais procurados, três são extremamente capitalistas. A segunda e terceira posição ficaram com bancos chineses e a quarta com o termo ações (a primeira posição foi o serviço de mensagens instantâneas QQ - segundo a Reuters na globo.com).

A justificativa para o termo sexo não estar no topo da lista pode ser devido ao controle do governo chinês sobre o conteúdo da internet e suas campanhas para acabar com a pornografia on-line. Já a justificativa para bancos e ações estarem no topo, ainda é a mesma que era usada para se fazer a antiga divisão do globo: tentar conquistá-lo. Só que, hoje, não mais com ideologia, e, sim, com a principal arma de seus antigos adversários.

Nenhum comentário: