É muito importante abrir canais de comunicação com seus clientes. Mas é fundamental que eles realmente funcionem. Ninguém gosta de ficar horas pendurado ao telefone escutando uma musiquinha, que geralmente é de um gosto duvidoso, interrompida de vez em quando, por uma voz de propaganda de motel que tenta manter nossa auto-estima elevada: “Sua ligação é muito importante para nós. Por favor, aguarde. Dentro de instantes lhe iremos atender”.
A má utilização desses serviços pode atrapalhar uma boa relação com os consumidores. Quando há demora excessiva no atendimento, ou pior, quando não há resposta alguma, fica a impressão de que a empresa não está interessada em seus clientes.
Joãozinho estava com dúvidas entre dois candidatos a presidente nas eleições de 2002. As propostas eram muito próximas e um deles tinha saído do partido do outro para concorrer a essa eleição. De posse do programa de governo desse candidato, Joãozinho pediu o programa do outro através do site. A resposta veio alguns dias depois do pedido e solucionou rapidamente seu problema: bem educadamente, o comitê de campanha informava que não poderia oferecer emprego para Joãozinho caso o candidato ganhasse a eleição. E que isso só seria possível através de concurso público e mais blábláblá desnecessário. Joãozinho respondeu imediatamente o e-mail, agradecendo a preocupação do candidato por sua vida profissional. Mas dizendo que não era bem isso que ele havia pedido. E questionou que, se durante as eleições o candidato não se interessava em ouvir seus eleitores, o que faria, caso fosse eleito. O programa de governo chegou meia hora depois com um pedido de desculpas e uma justificativa qualquer em sua caixa de mensagens. Tarde de mais para mudar sua intenção de voto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário