Eu consumo livros (20 a 26/08)

As páginas amarelas da Veja desta semana trazem uma entrevista com a escritora Xinran Xue (que pode ser lida aqui). Ela veio ao Brasil pela primeira vez para participar do Flip, em Parati.

A entrevista me fez lembrar que é dela um dos livros mais marcantes que eu li - As boas mulheres da China. Nós, aqui no mundo ocidental, não temos a vaga ideia do que acontece do lado de lá do mundo, principalmente em países com culturas milenares e tão diferentes da nossa, como a China. No livro, Xinran conta algumas das milhares de histórias que ela recebeu por cartas no período em que ela tinha um programa de rádio em seu país natal.

Para quem se interessar pelo assunto e quiser ter um panorama ainda maior, o livro Cisnes Selvagens, de Jung Chang, é um drama épico que conta a história da autora, de sua mãe e de sua avó abraçando da China feudal aos dias atuais. Em algumas décadas, o país se transformou e o livro mostra a história de uma família para sobreviver neste cenário.

Livros perfeitos para quem vê a China apenas como o país de acelerado desenvolvimento econômico, onde se come com pauzinhos e que abrigou os últimos Jogos Olímpicos. Choque de realidade e crescimento pessoal. Para se chegar à conclusão de que a vida aqui - apesar dos pesares - é muito boa.

Um comentário:

APPedrosa disse...

Eu adorei esses dois livros que você citou. São um mergulho em outra cultura, quase outro século, outra vida, sei lá. (só não entendi a data no título).
Beijos