Pauta do dia

No dia em que é divulgado o fim da exigência do diploma para jornalista (quero ver que empresa séria ou redação decente que vai contratar alguém sem diploma...), conheço o Newseum - Interactive Museum of News, com sede em Washington D.C.

Entre várias coisas que este museu interativo sobre notícias/jornalismo traz, está uma que vai fazer os curiosos como eu se deleitarem: as capas do dia de jornais mundo afora (aqui). Da Folha de S. Paulo ao Jornal Amazônia. Do Wall Street Jounal ao Arab News, passando por El País, The New Zeland Herald e The Namibian. 

São 821 jornais diferentes, de 73 países. Detalhe: de Minas só tem o Super e O Tempo. 


4 comentários:

APPedrosa disse...

Eu descobri esse site no dia da posse do Obama. É o máximo!

redatozim disse...

Liene, desculpe discordar, mas da mesma forma que os práticos foram agraciados com diploma há alguns anos, pessoas que já trabalham em rádio, por exemplo, e que não têm diploma vão simplesmente assumir novas funções.
Não sei, mas desconfio que aos poucos o diploma vai sim, perder seu valor mesmo nos grandes jornais se houver um histórico da pessoa que justifique a contratação.

Liene Maciel disse...

Também adorei o site, Aninha. Fazendo um up date, agora tem o Estado de Minas também.

Liene Maciel disse...

Maurilo, eu acredito que o mercado regulará se o diploma é necessário ou não. Sei que tem gente boa por aí sem diploma, mas não vejo espaço para os novos jornalistas começarem a carreira como práticos, como aconteceu na década de 70, antes da criação e regulamentação dos cursos de jornalismos. E a gente não pode perder de vista a diferença entre direito de se manifestar - que todos têm e para isso existem artigos, colunas etc - e o jornalismo na sua essência.