Desastre de comunicação

Desastres aéreos são um prato cheio para a mídia. A tristeza que atinge a todos deve ser deixada de lado e há muito trabalho para quem está na imprensa diária, buscando informações concretas, tentando sair fora de especulações, explicando tudo por meio de infográficos e animações, tentando novos focos para a divulgação de um mesmo fato que, neste caso do Airbus da Air France, ficou um tempo sem novidades enquanto se buscava alguma pista do avião.

Há trabalho de sobra também para os assessores de comunicação da companhia aérea. Desde 2ª.feira, segundo o Jornalista & Cia, foi montado comitê de crise e, entre outras ações, há liberação de comunicados impressos a cada 40 minutos ou hora cheia, um trabalho de divulgação proativa, também inseridos no site da Edelman (assessoria de comunicação da Air France), na tarja vermelha do site da Air France, e no Twitter, avisando que há comunicado novo nos sites.

Mas o espírito aproveitador do brasileiro não poderia deixar passar em branco o desastre do voo 447. Uma outra assessoria de comunicação distribuiu um release oferecendo uma análise numerológica do acidente. Segue trecho:

"A mídia fala insistentemente de um "mistério", tratando-se de um avião tão cheio de reservas e recursos contra acidentes. O airbus foi projetado para suportar mesmo grandes solavancos. Porém, o que os técnicos não estão observando é a configuração numerológica."

Segundo eles, o número e o horário do voo, o nome do avião, a quantidade de passageiros, a data do voo inaugural da aeronave, e vários outros indícios já diziam que o desastre era uma coisa praticamente certa.

Fiquei indignada. Assim como aconteceu quando uma outra assessoria ofereceu uma análise, feita por uma psicóloga, de como o psicológico de Nayara (amiga da menina Eloá que viu o namorado da amiga matá-la) seria afetado pela trajédia e ela teria problemas pelo resto da vida.

Será que não há um limite? Que tal o bom-senso?

2 comentários:

danny falabella disse...

Sinto..bom senso tá em falta já a um bom tempo....é triste.

Liene Maciel disse...

Triste, triste...