Haja tinta

Em 2002, Joãozinho trabalhava em um banco de uma montadora de veículos. Em uma de suas visitas a uma concessionária da montadora no interior do Estado, o próprietário expôs a situação de sua empresa:

- Olha, João, as vendas não estão muito boas.
- Você está fazendo os anúncios Chico?
- Não. Mas acho que já está na hora de pintar o prédio.
- Ãh?

Segundo a explicação do propretário, a simples pintura do prédio já era uma ação suficiente para aumentar as vendas. Era só mudar a cor das paredes que o cliente aparecia para comprar.

Hoje, com a redução das vendas de veículos, pelo menos o cara da lojinha que vende tintas na cidade não deve ter do que reclamar.

Agora em novo formato

A novidade sempre despertou o interesse nas pessoas. Mas investir no desenvolvimento de novos produtos ou na melhoria dos atuais requer tempo e, geralmente, muito investimento das empresas. Enquanto a indústria está desenvolvendo um produto, uma mudança em sua embalagem ou uma forma diferente de exposição pode gerar um bom impacto ao consumidor.

Que formato de cereal você prefere: quadrado ou diamante? Está é a pergunta que o fabricante do cereais canadense Shreddies fez a seus consumidores. O formato quadrado é o tradicionalmente vendido há 67 anos enquanto o diamente apresenta a "vantagem" e a "novidade" de estar 45 graus virado. A "novidade" não representa nenhuma mudança de fato mas, mesmo assim, mais de 100.000 pessoas já votaram e as vendas de Shreddies aumentaram com a ação segundo o brainstorm9.


Apesar do bom resultado obtido, a campanha gerou controvérsias e alguns consumidores não encararam a ação como uma brincadeira, e sim, como uma ofensa à sua inteligência. Seja como for, a campanha do novo formato do cereal Shreddies conseguiu uma grande projeção para o produto e redeu dois Clio Awards de 2008 incluindo um Grand Clio para agência Ogilvy & Mather de Toronto.

Valeu pela sugestão Portugal.

Para inglês ver

Segundo a World Toilet Organization, uma ONG que busca melhorar as condições sanitárias no mundo, uma pessoa gasta em média três anos de sua vida no banheiro. São mais ou menos 26.300 horas, que para alguns felizardos, podem ser de pura contemplação.

Luke Barclay, escritor britânico, percorreu por dois anos os cinco cantos do mundo a procura de banheiros que teriam as melhores vistas. Dessa busca nasceu o livro "Loo With a View". O livro apresenta as 40 paisagens observadas pelos banheiros que mais impressionaram o autor.

A seleção banheiros não contempla em nada o conforto para o usuário e sim a vista de janelas, de buracos ou da ausência de paredes. Bonito para ver, mas talvez não tão bom para usar.

Banheiro no Alaska, a vista é muito bonita mas acho que sentiria falta dos azulejos.

É mais ou menos isso.

Uma Brasileira afirma ter sido atacada por três jovens em Zurique. A polícia de lá não acredita muito na história e investiga a própria brasileira. Uma pessoa é morta em BH apenas por estar vestindo a camisa de seu time de futebol antes de um jogo. Como já se não bastava a crise financeira, o ministro das finanças japonês deu um entrevista coletiva parecendo... digamos... meio embriagado.

Sempre foi difícil acompanhar o que ocorre no dia-a-dia. A W/Brasil mostrou isso em uma campanha para a Folha há alguns anos. Nada tão atual.

Na riqueza e na pobreza 2

Ninguém duvida que uma crise financeira possa abalar um relacionamento. Menos despesas, mais contenção e muito mais mau humor são passos que podem levar um casal a caminhos distintos. Principalmente, se um membro deste casal trabalha ou trabalhou no mercado financeiro.

Para compartilhar suas experiências e ajudarem as mulheres que mantem ou mantiveram relacionamentos com banqueiros de Wall Street, duas amigas cujos relacionamentos desabaram com os índices das bolsas de valores fundaram o Dating a Banker Anonymous Girls. O DABA Girls é um espaço onde as mulheres compartilham suas experiências no relacionamento que foram afetadas pela crise. Sempre com um bom toque de humor. Afinal de contas, rir não é só o melhor remédio, mas também é de graça.

Contra o mau humor matinal

Para quem acorda de mau humor, o studio psyho desenvolveu um produto que pode amenizar este problema. Ainda não é nada que garanta um repouso que proporcione toda energia necessária para enfrentar o dia mas já garante, pelo menos, um leve sorriso e um toque de bom humor para sua vida.

Compre sua passagem

".... e, para terminar nosso encontro desta noite, informamos que na próxima semana estarão abertas as inscrições para:

- curso de liturgia;
- curso de hebraico;
- excursão a Aparecida do Norte em março;
- domingo religioso no Santuário da Serra da Piedade no próximo fim de semana;
- viagem ao leste europeu em maio..."

Opa! Tem muito tempo que eu não assisto a uma missa: será que agora padre também é agente de turismo?

Reconfortante

- Bom dia, eu gostaria de saber a previsão para o conserto do meu carro.

- Bem Sr., só poderemos começar a trabalhar nele na quarta-feira da próxima semana...

- Quarta da próxima semana? Mas hoje é segunda!

- Pois é; a oficina está cheia. Temos que trabalhar primeiro com a funilaria, para depois ver o que aconteceu com a parte mecânica.

- E quanto tempo é previsão para a funilaria?

- 12 dias úteis, Sr.

- 12 dias úteis para depois ver o que aconteceu com a mecânica do carro e depois consertá-lo, sem falar no carnaval?

- Isso mesmo.

- Resumindo, me ferrei e vou ficar um bom tempo sem carro?

- É Sr... O senhor vai ficar um bom tempo sem carro.

Cada um ganha a vida como pode

Que cada um ganha a vida como pode, todo mundo sabe. Mas na verdade, cada um ganha a vida como a imaginação permite. O personal friend é um bom exemplo (veja post anterior). Mas o que dizer de uma mulher que passou um bom tempo nos Estados Unidos vivendo de vender sua calcinha usada?

Eu tive que ler a matéria que saiu na revista Marie Claire de janeiro duas vezes para assimilar o estranhamento. Mas é isso mesmo. A mulher (brasileira - não sei se alguma outra teria tamanha criatividade) anunciava na internet que vendia sua calcinha usada. Marcava o encontro com o interessado em uma Starbucks, dava um jeito da figura ver sua calcinha enquanto tomavam um café e conversavam, depois ia ao banheiro e voltava com a peça íntima em uma sacolinha. Aí, era só entregar a mercadoria em troca de alguns bons dólares.

Como de louco todo mundo tem um pouco - e alguns muito - um dia um dos clientes propôs comprar um copo do xixi desta mulher. Para beber ali mesmo, na frente dela na Starbucks. Pela bagatela de US$ 200,00.

Alugando um amigo

Até ontem, para mim, alugar um amigo nada mais era do que descarregar todos os problemas em sua cabeça. Isso foi até ontem quando vi uma matéria sobre profissões, digamos assim, meio diferentes.

Uma delas é o personal friend. Não é uma maneira pejorativa de se referir aos psicólogos e psicanalistas - na verdade, o profissional geralmente não é nenhum psi-alguma-coisa. O personal friend é simplesmente alguém que se dispõe a ser seu amigo por um determindo tempo mediante pagamento, é claro. É um amigo ou amiga que topa qualquer parada: passear na rua, ir ao shopping, ir ao restaurante, fazer massagem e um deles até lê sua sorte no tarô. Eles só não topam sexo e algumas personal friends não fazem nem contato físico (será que aperto de mão pode?).

O preço varia. No Rio, por exemplo, você pode ter seu amiguinho ou sua amiguinha profissional por até R$ 300,00 a sessão de 50 minutos. Não custa repetir que não se trata de nenhum tratamento psicológico, mas sim da pura e verdadeira amizade capitalista. Não há nada mais verdadeiro.

Agosto é hoje

Fevereiro promete. Começamos o mês com uma batida de carro. Uma ambulância (com a sirene desligada diga-se de passagem) achou que a placa de pare era apenas um enfeite e arrebentou o eixo dianteiro e a lateral do nosso carro. Sem danos físicos, a não ser a dor de cabeça de correr atras do seguro, da oficina e da prefeitura de Raposos. Vamos entrar em acordo?

Uma tempestade tropical deu as boas-vindas ao segundo dia do mês. Com ela, não só a luz se foi pelo ralo como danificou algumas peças do edifício. Nada como muitas horas no escuro para redescobrir o prazer de um bom jantar a luz de velas.

Quando surge o terceiro sol de meio-dia do mês, a bomba de água estraga e deixa o edifício numa verdadeira seca. Para quem apostou que janeiro seria o mês com as maiores despesas, fevereiro mostra que veio com tudo para tomar o primeiro lugar. O mês mal começou e já passou da hora de ele acabar.

Shopping Oi, né?

Quando vemos uma marca, imaginamos os atributos que podemos encontrar no produto. Por seus aspectos, podemos descobrir sua procedência e ter uma ideia sobre sua qualidade. Bem, pelo menos era para ser assim.

Produtos piratas e que utilizam marcas muito parecidas com outras mais famosas inundam o mercado para conquistar o consumidor mais desatento ou aqueles que querem estampar uma determinada marca sem pagar o preço pedido pela original.

Todos, menos o pessoal da polícia federal, têm uma ideia de onde e como encontrar tais produtos.  Na China, lugar onde geralmente eles são produzidos, será inaugurado ainda este ano um shopping center só para estas marcas que se inspiram em outras. Lá você poderá encontrar marcas Adadis (inspirada na Adidas), Nire (Nike) e até uma versão oriental dos famosos arcos dourados, mas na marca do McDonoalds. 

Para quem tiver um espírito aventureiro e um estômago forte, boa sorte.

O criador



e a criatura.