Eu consumo livros - e construo igrejas maravilhosas

Sem nunca ter ouvido falar de seu autor, Ken Follett (que acaba de lançar Queda de Gigantes), à primeira vista os dois enormes volumes de Pilares da Terra não me chamaram a atenção quando o Eduardo os ganhou de presente há alguns anos. Não pelo tamanho dos volumes ou pela capa sem graça, mas pelo nome - péssimo, uma coisa meio autoajuda/religioso demais pro meu ver. Busquei o nome em inglês para ver se o tradutor tinha feito alguma besteira e a tradução foi literal...


Passaram-se meses até me aventurar - e essa é a melhor palavra - nesse livro que conta a saga da construção de uma catedral gótica na Inglaterra feudal, misturando batalhas, amor, fé e conspirações enquanto se discute a sucessão de Henrique I no trono. A saga virou uma minissérie de 8 capítulos - que não quero ver, para não perder a magia do impacto do livro que ainda há em mim.

Ao falar desse livro, impossível não me lembrar do A Catedral do Mar, de Ildefonso Falcones, que tem como pano de fundo a construção da Igreja de Santa Maria del Mar, um dos mais belos templos góticos da Idade Média. Ao contrário da catedral imaginária de Pilares da Terra, a igreja de Santa Maria del Mar está linda e aberta ao público no bairro gótico de Barcelona. Lindíssima. Li o livro depois de conhecê-la em 2008 e pude viajar mais ainda na história.

2 comentários:

Anônimo disse...

ehh pela capa e pelo nome também não me chama a atenção nao!!! mas gostei bastente do trailer!!! onde que posso ver os episódios??

Liene Maciel disse...

Du, joga no google que vc acha para baixar (eu não confio por medo de virus). Mas se quiser ler os livros, é só falar. bj