Eu também consumo livros (14 a 19/09)

Convencer o Du a ler Afrodite, de Isabel Allende, me fez lembrar um clássico da literatura latinoamericana: Como água para chocolate, de Laura Esquivel.

Gosto de livros que mesclam literatura e comida (ou seria gastronomia?) e "Como água para chocolate" faz isso de uma maneira incomparável, mostrando a força da comida na vida da família de Tita, a protagonista da história. Os 12 capítulos correspondem aos meses do ano, cada um com sua receita e o livro começa com o nascimento de Tita, na cozinha, em meio a temperos e panelas, já mostrando a forte relação que ela teria com a comida durante toda sua vida. Afinal, como filha mais nova de uma tradicional família mexicana, seu destino era não se casar para cuidar da mãe na velhice. A cozinha torna-se seu espaço de criação, onde Tita transmite seus sentimentos por meio de suas receitas. E contamina, no bom sentido, todos à sua volta.

O que o futuro lhe apronta dá a corrente narrativa do livro: seu grande amor casa-se com sua irmã mais velha, vendo nisso a única forma de ficar perto de Tita para toda a vida.

Em tempo: Estar como água para chocolate = estar a ponto de explodir seja de raiva ou de paixão.

PS: Confesso que não gostei muito do filme (apesar de o mesmo ter ganhado vários prêmios), mas o livro é mais do que recomendado.

Nenhum comentário: