Desculpe-nos o transtornos. Estamos aqui para melhor servi-lo.

É indiscutível que o treinamento de funcionários é um elemento importante para a sobrevivência de uma empresa. Pode ser demorado, e até desesperador, cair numa fila de um vendedor que esteja com "em treinamento" escrito no crachá. Mas é inegável que o treinamento só se completa com a prática do ofício.

Mas há coisas que o cliente não precisa saber ou ser lembrado. É claro que uma empresa visa o lucro, é óbvio que ela gostaria de aumentar o valor da compra de cada cliente. Mas o consumidor não precisa ser lembrado disso durante a compra.

Enquanto terminava o seu Cheddar McMelt, Joãozinho não podia deixar de ouvir a gerente do Mc Donald's que falava entusiasmadamente com seus funcionários no meio das mesas:
- Vocês têm que saber a diferença entre anotador e promotor. O anotador anota o que o cliente quer. O promotor sugere, vende. Eu não quero um anotador. Vocês têm que ser promotores. Têm que vender, anotar não é importante, vender que é. Tem que falar da nova sobremesa com calda de goiaba, tem que sugerir...

Como seria bom continuar na ilusão de que o sorriso da moça do caixa era apenas uma demonstração de simpatia.

2 comentários:

danny falabella disse...

esse gerente vai longe..aiaiaiaiai...

Eduardo César disse...

Vai. Muito longe.