Liberdade de imprensa

Volta e meia algum aloprado discursa contra a liberdade de imprensa. Propaga que o limite a informação é necessário para evitar abusos. Há dois sérios problemas nesta concepção. Geralmente, quem pede mais controle para imprensa já foi, ou tem alguém de sua confiança acusado de cometer algum abuso. O segundo é a questão chave: quem definiria o limite para a propagação da informação?

Acredito que o limite não deva ser criado por decreto, já basta o limite pelo consumo. Não concorda com tal linha editorial? Mude o canal, feche a revista ou rasgue o jornal. Não há mecanismo mais eficiente para a seleção natural dos veículos de comunicação. E se algum abuso for cometido, isso pode acontecer com a imprensa livre e provavelmente aconteceria mais vezes se tivéssemos uma imprensa controlada, há sempre a opção de se recorrer a justiça.

Só a liberdade de imprensa pode nos proporcianar múltiplas opiniões. E cabe a cada um de nós filtrar e absorver as que são relevantes. E como a liberdade, segue um bom quadro do CQC de ontem com os presidenciáveis.

Nenhum comentário: