Que tal menos blablablá?

Interrompemos nossa programação para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita. Essa frase é repetida exaustivamente a cada período eleitoral e, embora seja de fácil entendimento, sempre deixa uma dúvida no ar: gratuita para quem?

É claro que a veiculação de alguns minutos em cadeia nacional tem um custo (veja matérias na Exame e Isto É Dinheiro). Acho justo que as emissoras não arquem com ele sozinhas (cedendo o espaço de veiculação de propaganda para os partidos). Também acho complicado que os partidos banquem esse custo (principalmente os pequenos). O fato é que serão gatos pelo governo (por isenção de pagamento de impostos) R$ 851 milhões para financiar a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nessa eleição. É muita grana, principalmente quando se compara com os gatos do governo em outras áreas (como fez a Isto É Dinheiro em sua matéria).

É importante que o Estado ofereça condições para que os candidatos se apresentem para a população. Mas será que isso não poderia ser feito pelo menos na metade do tempo e do dinheiro que é gasto hoje?

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