Uma nova dimensão

Cada imagem é formada numa tela de TV ou computador por uma combinação de pequenos pontos coloridos chamados pixels. Com eles, é possível fazer imagens que parecem estar em três dimensões.

Agora, imaginem estes pixels saltando de sua tela e formando uma imagem realmente tridimensional bem na sua frente ou mesmo ao seu redor. Isso ainda não é possível. Ainda, porque em grandes locais fechados, como um estádio, já é possível que pixels voadores flutuem diante de nossos olhos para formar imagens com volume de verdade.

Segundo a matéria do site Inovação Tecnológica, o projeto FlyFire, desenvolvido no MIT, possibilitou que pequenos helicópteros de brinquedo equipados com pequenos LEDs coloridos façam o papel de um pixel e formem imagens no ar num voo coordenado por controle remoto.


Estes helicópteros fazem coreografias sincronizadas por um computador formando imagens tridimensionais no espaço a partir de uma imagem fotográfica em duas dimensões. Como numa tela convencional, esses pixels podem não só mudar de cor mas se moverem. Desta forma, cria-se a imagem realmente em três dimensões que pode ser observada por qualquer direção.

Imaginem as possibilidades. Como seria repetir por exemplo as coreografias feita nas Olimpíadas de Moscou com estes pequenos helicópteros? E como poderão ser as propagandas de rua com eles?

Valeu pelo link, Júlio.

Nenhum comentário: