Coisas que sua avó pode te ensinar sobre mídias sociais

Muito legal o artigo sobre mídias sociais publicado no socialmidiatoday.com. Ele nos ensina que as boas maneiras ensinadas pelos avós podem - e devem - pautar o dia a dia dos relacionamentos sociais também. Vejam alguns dos ensinamentos:

- Cuide das boas maneiras: mesmo sendo um ambiente virtual, é ainda uma interação social: tem regras e padrões. Se você for um idiota aqui, terá poucos amigos.

- Apresente-se direito: a forma como você se apresenta no mundo virtual é tão importante quanto no mundo real. Pense sempre em como será percebido pelos outros.

- Agradeça: as pessoas sempre ficam felizes ao receber um obrigado. Não é difícil transformar um conhecido em um amigo, desde que as interações sejam verdadeiras.

- Tire os cotovelos da mesa: agir respeitosamente com os outros mostra que você os valoriza; e eles o valorizarão de volta. Em mídias sociais tudo gira em torno de valorização.

- Abaixe o som: não faça do mundo virtual um lugar barulhento e ruidoso. Ouça o que quiser em seus espaços, mas quando suas preferências começarem a distrair os outros, eles te deletarão.

- Começe o que terminou: quando você decide fazer parte de uma comunidade, comprometa-se. Se você está lá, esteja disponível para interações.

- Termine seus vegetais: alguns aspectos das mídias digitais não são sexy, mas isso não significa que não sejam importantes para seu crescimento.

- O que aconteceu com as velhas boas maneiras? Às vezes, todos os gadgets não são eficientes como o velho e-mail, um telefonema ou até mesmo o encontro presencial.

- O homem é bom na medida das suas palavras: a moeda da mídia social é a confiança. Se as pessoas não podem confiar em você, você não tem  nenhum valor para elas.

- Pense duas vezes antes de falar: O que você diz não tem volta. Especialmente nas mídias sociais, onde tudo o que se diz pode ser ouvido por qualquer pessoa.

Viu? Nada diferente daquilo que já nos foi ensinado na infância.

Nenhum comentário: