Padrão de beleza

Negra, morena, loira. Alta, baixa, gorda, magra. O que significa ser bonita para você? Para muitos - muitas, na verdade - significa ter olhos grandes.

Fiquei impressionada com o trailer do documentário que está sendo produzido pela americana Kelley Katzenmeyer, uma jovem de 19 anos. No início, sua intenção era mostrar o estresse vivido pelos estudantes de high school da Coreia do Sul - daí o nome do filme Korean High School. Eles passam cerca de 16 horas por dia em sala de aula, preparando-se para uma prova de 9 horas que, de alguma forma, define seu futuro.

Mas outro aspecto de estresse emocional chamou a atenção de Kelly: o desejo - profundo - das adolescentes de terem olhos grandes. Algo completamente contra a natureza e o biotipo coreano. Mas para elas, serem bonitas significa ter a “Sang-Ka-Pul”, a dobrinha que temos na pálpebra. Sonham com a cirurgia plástica. E enquanto ela não vem, usam uma cola para criar uma falsa... Na foto abaixo, estudante mostra a cola e a pinça usada para fazer o visual.


O filme é produzido com recursos angariados através do site kickstarter.

2 comentários:

Pri Alves disse...

estar satisfeito, parece que nunca estaremos...

Liene Maciel disse...

É isso aí, Pri. E quem pode definir o que é belo?