Arte nas ruas

O francês Christian Guémy tem surpreendido e alegrado as ruas de várias cidades do mundo. Compartilho um pouco do seu trabalho para alegrar o dia. Peguei apenas dois temas - mulheres e gatos - mas o trabalho dele é bem mais amplo. Vale conferir.





Tudo se transforma

Não há mágica. A  inovação vem da combinação e da transformação de elementos existentes. Um conceito já conhecido e bem diferente da cópia ou plágio.

Kirby Fergudon apresenta muito bem essa ideia em seus vídeos sobre criatividade "Everything is a Remix". Abaixo, o terceiro vídeo (de quatro) sobre o processo de criação.


Everything is a Remix Part 3 from Kirby Ferguson on Vimeo.


Via Brain Pickings

Elas vão desaparecer

O site americano 24/7 Wall St. publica todo ano uma lista de 10 marcas que deve desaparecer no ano seguinte. Na última semana, eles publicaram a lista das que devem sumir do mercado até 2012 e fizeram uma análise de como vão as marcas que eles previram que deixariam de existir este ano. Algumas estão a caminho do fim, como a Blockbuster, mas outras vão bem, obrigada, como a Kia.

No balanço geral, parece que eles acertam consideravelmente bem. Para fazer a lista, eles levam em conta, entre outros critérios, queda nas vendas; companhias que foram compradas por outras ou que estão a caminho da falência.

Assim, segue a lista das que sumirão do mapa até 2012:

1. Sony Pictures
2. A&W
3. Saab
4. American Apparel
5. Sears
6. Sony Ericsson
7. Kellogg’s Corn Pops
8. MySpace
9. Soap Opera Digest
10. Nokia

Para saber porque cada empresa está nesta lista, clique aqui.

Eu me esqueci, dona Liene

Com duas boas indicações de amigos, chamamos um marceneiro para trocar as portas do guarda-roupas e uma porta do banheiro daqui de casa. Tudo ia muito bem: sujeito simpático, dava boas ideias, preço interessante e entrega no prazo.

Bom demais para ser real, não? Pois é. A lua de mel acabou quando percebemos, dois dias depois que ele foi embora com o restante do pagamento, que ele tirou as dobradiças de outras portas da casa para recolocar a porta nova do banheiro. Sem me conter, liguei para ele:

- Oh, Fulano, você esqueceu as dobradiças da porta do banheiro e tirou as das portas que estavam ok para instalar a nova. Isso não se faz, quero ver que dia você vai me devolver as dobradiças para deixar tudo como estava.

- Dona Liene. Eu me esqueci de contar. Saí daí aquele dia tão cansado e esqueci de contar. Mas já estou com as dobradiças novas para entregar para a senhora.

Desculpa mais esfarrapada eu desconheço. Jurou que entrega nesta segunda. Não tinha como existir marceneiro sem problemas.

Ah, mesmo com uma memória tão ruim, ele não se esqueceu de descontar o cheque...

Sem surpresas - dica

Adorei o site http://www.tarifadetaxi.com.br/. Ele calcula - bem próximo da realidade - o valor da tarifa entre dois destinos. Fiz um teste usando como referência o trajeto casa/trabalho e a diferença foi de centavos.

Quanto você vale?

Já se imaginou sendo negociado como um ativo em uma bolsa de valores? Pois é, a Empire Avenue não só imaginou como tenta tranformar essa ideia em um negócio.

O site Empire Avenue é uma espécie de bolsa de valores das mídias sociais. O perfil de usuários de algumas redes como Twitter, Facebook e Linkedin é transformado em ação. Quanto mais interativo a pessoa for nesses sites de relacionamento, mais suas ações irão se valorizar.

De cara, são emitidos 10 mil ações por perfil e o usuário recebe $ 1.500 em moeda virtual para entrar no mercado. A divulgação de suas ações nos sites de relacionamento rendem mais dinheiro virtual e os jogadores ainda podem comprar a moeda virtual pagando com moeda real, é claro (6.000 do dinheiro virtual valem  dólares). Um bom artifício não só para o jogador não deixar o seu perfil desvalorizar como para o site obter receitas reais.

Por enquanto, o site é visto como um jogo mas, a expectativa da empresa é transformá-lo em um grande negócio. Veja a matéria sobre o Empire Avenue no site da revista Exame.

Virtualmente real

Você poderia imaginar  como seria estranho se o comportamento de algumas pessoas nas redes sociais fosse reproduzido na vida real?

Bem, este vídeo da English National Opera mostra. (via Blog daYoung).

Simples assim

Sempre percebi uma certa dificuldade nas pessoas que estão fora do mercado de comunicação entenderem o meu trabalho. E foi com uma grande dose de admiração que vi toda a complexidade do trabalho em criação ser resumido brilhantemente em apenas 3 gráficos. 


Eles foram criados pelo ilustrador Christoph Niemann e apresentados na palestra proferida pelo Creative Mornigs logo a baixo.

2011/04 Christoph Niemann from CreativeMornings on Vimeo.



Eduardo e Mônica




Um jeito diferente de homenagear o Dia dos Namorados. Sem cair no clichê, a Vivo dá vida - e imagens - ao clássico Eduardo e Mônica. Quem não cantou esta música na adolescência que levante a mão...

Um pouco de amor

Com o dia dos namorados chegando, algumas propagandas começam a fazer bonito, reforçando o conceito da marca e tocando os corações de maneira inteligente e sensível.

Fazendo Escola

Há algum tempo, as propagandas de grandes varejistas de eletrodoméstico são fontes de inspiração para a maioria das campanhas publicitárias de varejo no Brasil. E algumas, mesmo tendo saido do ar há muito tempo, continuam martelando a cabeça dos consumidores.


Quem não se lembra do garoto-propaganda das Casas Bahia gritando a celebre pergunta: "quer pagar quanto?" Pois é, o carinha gritou tanto que parece que até o Google escutou e se inspirou no seu apelo (google.com/webfonts).


Se foi uma inspiração ou mera coincidência não tem a menor importância. O bacana é que a gigante da web não contratou os serviços daquele garoto-propaganda. Embora nem precisasse. Pois, bastou eu ler a frase em inglês para que a pergunta, na voz daquele sujeito, ficasse ecoando em meu cérebro.

Fazer o quê?

via Julio César

Eu gosto de quem consome...

... livros! Por isso adorei conhecer o site da jornalista Sabrina Abreu. Ao invés de postar looks diários, ela coloca no blog books diários. Já era fã dela por vários motivos - e achei mais um.

Pra quem quiser conferir: http://www.sabrinaabreu.com.br/

Ideias - e banheiros - coloridos

Já tinha falado aqui no blog dos papeis higiênicos da Renova, que viraram até business case nas melhores escolas de negócio do mundo. Esta semana, descobri que já chegaram no Brasil. Em BH, o Verdemar ficou mais colorido.

Semana da Comunicação

Na próxima segunda, eu e Flávia Rios, diretora da Rede Comunicação de Resultado, participaremos de um painel na 5a Semana da Comunicação da Faculdade Pitágoras. O tema é Comunicação empresarial e futuro. O que esperar dessa combinação? e vamos compartilhar com os alunos de jornalismo e publicidade vivências nos caminhos da comunicação empresarial, discutindo como os futuros profissionais podem construir seus destinos dentro da comunicação corporativa.

Dedos cruzados e frio na barriga...

Enfim, festas juninas!

Se tem uma época do ano que eu adoro é junho e suas festas maravilhosas. O que significa comidas maravilhosas também. Por isso fiquei feliz ao ver que a Yoki criou um canal no youtube para falar de receitas de festas juninas. Delícia! Adorei a ideia. Olhe esta só para dar um gostinho...




Hum... alguém sabe de uma festa junina boa por aí?