Mais uma vez

A ideia, como qualquer outro produto, precisa de matéria-prima para ser concebida. Há uma pesquisa por trás de todos os trabalhos onde elementos são selecionados para abastecer o processo criativo. E esse material de referência pode ser composto por qualquer coisa. Desde um conceito, uma obra de arte, uma construção ou uma ostra marinha. Tudo adicionado a experiência de vida de cada participante do processo.

Depois desta pesquisa, as informações são processadas e elaboradas para se chegar ao produto final. Porém, é possível que haja semelhanças com outros trabalhos. Afinal, informação como matéria-prima está, cada vez mais, disponível a todos. E é aí que aparece o problema, afinal, não importa se a semelhança foi uma infeliz coincidência ou pura má fé, o resultado será o mesmo. Ou quase...



A obra de Matisse e possível inspiração para a marca Rio 2016.


A marca e ...

sua semelhante mais antiga.


Veja o vídeo da Tátil Design, criadora da marca Rio 2016 sobre esta concepção e a matéria sobre a suspeita de plágio envolvendo a marca Rio 2016 no site da Revista Exame. Particularmente, não acredito que se trate de um plágio e não acho que a semelhança com outra marca tenha diminuído a marca Olímpica recém apresentada. 

Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.

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