Aproveitando a folga no trabalho

Estava em casa arrumando a gaveta da escrivaninha quando a diarista entrou no escritório para se despedir e perguntar timidamente:

- Eduardo, você já vai encaixotar os livros desta prateleira?
- Ué... Assim que eu arrumar mais caixas. Por quê?
- Porque estou lendo um livrinho azul pequeno que está ali.
- Ah, tá. Você quer levar para ler em casa? Pega aí.
- Vou levar sim. Obrigada.

Passado algum tempo depois de fechar a porta, a ficha caiu. Lendo o livro enquanto varre a casa ou enquanto passa a roupa?

Devassa

Uma mulher sexy fazendo poses sensuais. Este poderia ser perfeitamente o roteiro de um sonho de qualquer marmanjo, mas para a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e para alguns consumidores não poderia ser um roterio de um comercial de cerveja. Eles pediram a suspensão da propaganda da cerveja Devassa que tem atriz Paris Hilton mostrando todo o seu talento.

Uma das alegações da Secretaria é de que a campanha é desrespeitosa para a mulher. A Paris Hilton, uma mulher (caso alguém não tenha percebido), não interpreta nenhum personagem no anúncio a não ser ela mesma. A sensualidade da propaganda é muito mais branda e com muito mais roupa do que na maioria das propaganda do setor ou mesmo do que as dançarinas de programas de auditório nas TVs abertas. Onde estaria o desrespeito então? Seria o nome da cerveja?

Mulheres sensuais dançando na TV são excitantes, mas não são nem ao menos uma novidade. Acho que as imagens de políticos colocando dinheiro nas cuecas, bolsas e meias é que são desrespeitosas e degradantes para todos. A propaganda está logo abaixo. Veja se é degradante ou não.

Aprendendo brincando

A Educação financeira deveria ser ensinado nas escolas brasileiras desde cedo. Não é. E talvez por isso, só no ano passado, a soma das dívidas das pessoas físicas tenha crescido 19,7% segundo o Banco Central.

É claro que é necessário contrair algumas dívidas ao longo da vida e que, se bem planejada, um dívida pode impulsionar muitos sonhos. Foi pensando nisso e também para comemorar o Dia Mundial de Defesa do Consumidor que será produzido uma revistinha da Turma da Mônica sobre este assunto (site: Uol).

Sem condenar o endividado, os personagens de Maurício de Souza irão abordar o assunto no dia-a-dia da turma. Uma maneira divertida para introduzir um assunto tão árido e necessário no universo infantil.

Decifra-me ou te devoro

Uma página em branco é sempre excitante e desafiadora.

Nela, não há nada mas cabe tudo. E, para se conseguir um bom resultado, não precisa de muito recursos basta uma ideia.



Cartaz de Leo Rosa Borges na galeria de arte The Jam Jar, feito a partir de uma única folha de papel cortada. Sem retirar qualquer pedaço, nem colando qualquer outro papel.

Quem produz verde no Brasil?

O desenvolvimento de um produto sustentável eficiente só se concretiza com o envolvimento de profissionais que tenham o conceito da sustentabilidade como parte da sua formação e atuação profissional. O design não foge à regra. É um dos agentes mais importantes nesse processo de mudança.

Assim começa o capítulo sobre o papel do design no relatório `Quem produz verde no Brasil?´, uma publicação muito legal da Ideia Socioambiental disponível para download aqui. Descobri que existe até um Instituto de Design para Desenvolvimento Sustentável e que o design só pode ser considerado sustentável quando prevê, desde o início do projeto, aspectos como matéria-​prima e redução de materiais na concepção, entre outros critérios.

O mais legal deste material, para nós, consumidores, é a lista de empresas preocupadas com o meio ambiente e que já produz ´verde´. Para ajudar, ela segue abaixo.

Mão na roda

Por acaso você alguma vez gostaria de presentear os noivos com uma geladeira mas só tinha grana para comprar a porta do refrigerador? Pois é, agora isso é possível.

Pensando em situações como esta que foi desenvolvido o site Presentão. Simples, prático e acessível. Os noivos, o aniversariante ou alguém que ache que mereça ser presenteado, monta uma lista e manda para seus amigos, que recebem um convite por e-mail para entrar no site.

Já lá no Presentão, o amigo escolhe um presente, que estará dividido em cotas. Ele pode optar em comprar quantas cotas quiser do produto, uma, duas ou todas. Depois é só escrever o cartão. Outras pessoas poderão comprar o restante das cotas para completar o presente. Depois, o site deposita o valor do presente na conta dos presenteados.

Uma boa maneira de transformar aqueles presentinhos em um "democrático" presentão.

Politicagem

Jogar xadrez é sempre um desafio. Inclusive à imaginação. Afinal, reis, rainhas, bispos, cavalos e peões travam uma luta em defesa do reino (ou para expandir seus territórios).

A design Maria Alice Gazaniga atualizou este desafio e criou o xadrez Politicagem, especialmente para o site Desmobilia. Ganhou o X Prêmio House & Gift Design 2009. E dispensa explicações.

A cada passo

What's happenig? Esta é a pergunta motor do Twitter. Bem abrangente, ela não pede uma resposta correta, nem permite a existência de uma errada. Qualquer resposta e de qualquer forma pode ser usada. Inclusive contra quem a enviou.

Algumas pessoas preferem escrever sobre tendências, outras adoram políticas internacionais. Tem um grupo que usa o Twitter apenas como diversão; já outro, como um veículo publicitário. Mas, existem alguns usuários que escrevem cada passo do seu dia.

Como acordou, onde almoçou, quem encontrou... Essas pessoas compartilham suas pegadas com seus seguidores sem filtro, aparentemente sem critério. Foi pensando nesse grupo que Ricardo Nascimento e Tiago Martins pensaram no Rambler. O Rambler seria um tênis que utiliza o Twitter para descrever cada passo que o usuário der. Literalmente. Cada passo dado é postado no Twitter. É possível perceber se a pessoa que usa o tênis está andando rápido ou não.



Uma crítica bem humorada dos autores contra a avalanche de informações inúteis que são propagadas. Porém, não deixa de ser uma crítica contraditória. Porque geraria o que os autores criticam: informação inútil.


Tela do @ramblershoes. 98 pessoas seguem literalmente seus passos (pelo menos até o dia 9 de janeiro).

Ricardo Eletrização

Já há algum tempo ocorre um fenômeno de padronização das campanhas de varejo.

Começou com as lojas de eletrodomésticos, passou para as concessionárias de veículos e, agora, até uma operadora de saúde. Uma boa sátira do modelo criado para a Ricardo Eletro.