A ditadura da beleza sempre me irritou. Afinal, o que é bonito para um, não necessariamente o é para outro. Concordo com o poeta que diz que beleza é fundamental. Mas o que é o belo? Sempre quis ter o cabelo cacheado e, apesar de todas minhas tentativas, o grampo insiste em escorregar pelos fios.
Diante disso, imaginem minha irritação ao ver, numa loja de brinquedos, um secador e - pasmem! - uma chapinha de brinquedo. Destinados às pequenas acima de 3 anos. Tudo de plástico rosa, claro.
Ok que a indústria precisa aproveitar o que está na moda para vender. Mas que pai ou mãe neste mundo compraria para sua filha um brinquedo que passa a mensagem de que cabelos cacheados não servem? Que para ser bonita, o cabelo tem que ser liso? Que criança merece crescer com sua auto-estima comprometida em função de seu cabelo?
Nós, mulheres, tendemos a ser naturalmente insatisfeitas conosco mesmo - cabelo, corpo, altura, cor da pele, dos olhos... Essa insatisfação virá em algum momento da vida. Não precisa ser fomentada na infância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário