Em seu livro A Cauda Longa, o editor da Wired Chris Anderson escreveu sobre a oferta de produtos com demanda reduzida. Neste contexto, ele abordou uma forma muito interessante de se reduzir custos de uma empresa que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil: a produção colaborativa.
O significado da produção colaborativa é literal. Uma instituição tem um problema/desafio, publica sua demanda (geralmente na internet) e recebe soluções enviadas por pessoas que dominam o assunto. Geralmente há um pagamento (prêmio) para a melhor solução que poderá ou não ser implementada. Desta forma, por um preço mais baixo do que desenvolver suas próprias soluções, uma empresa consegue, com menos riscos e em menos tempo, obter um grande banco de dados sobre o problema proposto.
Grandes empresas já utilizam deste recurso para diversos fins. Na comunicação, o site Zoopa faz o papel de provedor de publicidade gerada pelo usuário. Nele, empresas como Diesel, Danone e Schincariol divulgam um briefing, disponibilizam sua marca e recebem as sugestões dos usuários do site. Dependendo do resultado obtido, os trabalhos podem ser veiculados.
Veículos de comunicação também já utilizam esse recurso. Há algum tempo, emissoras de TV e sites de notícias já divulgam vídeos e fotos feitos pelo público. E, em outubro, a revista Trip publicará uma matéria sobre projetos colaborativos. E abordagem não poderia ser outra. O assunto será mostrando na prática. Se quiser participar da edição, click (Trip Colaborativa).
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