Inovação

Há coisas que, de tão presente em nosso dia-a-dia parecem que são, sempre foram e serão sempre, da mesma forma. Estamos tão acostumados com elas que não percebemos alguma possibilidade de aprimoramento. Mas, muitas vezes, uma pequena alteração pode transformar algo que era considerado como definitivo em um elemento novo e rentável.

Na realidade, o exemplo deste texto não é nada de muito novo mas ainda é pouco difundido no Brasil (só vi na latinha da Coca Cola). Em 2006, a empresa japonesa Design Barcode desenvolveu uma técnica para se trabalhar os já quadradões códigos de barras como um elemento de design. Não conheço os requisitos nem as dificuldades técnicas para se transformar aquele monte de barras em um elemento estético. Mas é o tipo da ideia que assim que tomo conhecimento aparece a frase: E como ninguém pensou nisso antes?


Não pensou e não lucrou. Mas como alguns japoneses são melhores que os outros o pessoal da Design Barcode não só pensou como patenteou a novidade e cobra a partir de U$ 1.500,00 por cada design de códigos de barra mais U$ 200,00 de licensa anual (quando o código não é de uso exclusivo e já está pronto). Exclusividade de uso ou um código de barras personalizado novinho em folha é mais caro, né.


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